SECTORES
Amizade Social está empenhada em duas áreas distintas, cada uma com intenções, métodos e objetivos específicos, que se complementam mutuamente:
Valorização dos jovens e das mulheres - Amizade Social está dinamicamente ativa em projetos que promovem o empowerment económico e social dos jovens e das mulheres. Estas intervenções, fortemente orientadas para a inovação e o desenvolvimento sustentável, visam criar competências concretas que respondam às necessidades do mercado local e internacional, melhorando assim as oportunidades de emprego e negócios e impulsionando o crescimento económico das pessoas que constituem o tecido económico do país. Como afirmou Nelson Mandela: "A educação é a arma mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo."
Ajuda, caridade e solidariedade para os mais necessitados - Amizade Social conhece sensivelmente o cenário em que opera e actua com intervenções profundamente humanitárias, concentrando-se em ajudas concretas às camadas mais vulneráveis da população. Através de ações imediatas de caridade e solidariedade, a associação empenha-se em satisfazer necessidades básicas como alimentação, assistência médica e bens essenciais de primeira necessidade, dirigindo-se a indivíduos, categorias, grupos e comunidades em situação de necessidade. Estas atividades caracterizam-se por uma metodologia prática e direta, destinada a aliviar rapidamente situações de emergência e desconforto pessoal e social, reduzindo assim as desigualdades e promovendo uma cultura de solidariedade e inclusão. Como sublinhou Madre Teresa de Calcutá: "Não podemos fazer grandes coisas, apenas pequenas coisas com grande amor."
VALORIZAÇÃO
Amizade social para a valorização dos jovens e das mulheres
"Investir na formação e no empreendedorismo social não só cria oportunidades para os jovens e as mulheres, como também gera uma onda positiva que influencia toda a sociedade, melhorando as condições de vida e estimulando o crescimento económico a longo prazo." - Kofi Annan, ex-Secretário Geral das Nações Unidas.
Amizade Social está comprometida na promoção de programas e projectos direccionados para a valorização dos jovens e das mulheres através de actividades de formação técnico-profissional, aprendizagem de artes e ofícios, qualificação profissional, acompanhamento e impulso de start-ups.
Amizade Social apoia concretamente a realização de incubação, aceleração e mentoring de empresas e ocupação contratada, alinhando as intervenções aos princípios da sustentabilidade económica, social e ambiental e respondendo aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda ONU 2030, em particular: ODS 4 (Educação de qualidade) - ODS 5 (Igualdade de género) - ODS 8 (Trabalho digno e crescimento económico) - ODS 10 (Redução das desigualdades).
Amizade Social colabora activamente com diversas Instituições, Organizações locais e internacionais, ONGs e o mundo do “profit” criando sinergias estratégicas para garantir eficácia e eficiência na valorização humana e social. Entre as actividades realizadas, encontra-se o scouting para identificar oportunidades de bolsas de estudo, estágios, tirocínios profissionais e inserções fiscalizadas nas empresas para a confirmação contratual, permitindo aos acompanhados de caminhar profissionalmente e adquirir competências e conhecimentos práticos em diversos sectores económicos e produtivos.
As actividades da Amizade Social decorrem principalmente em modalidade presencial, mas a associação também está aberta aos desafios do remoto, aproveitando tecnologias inovadoras, sistemas digitais avançados e negócios virtuais para superar barreiras geográficas e promover uma participação inclusiva e ampla. Além disso, valoriza activamente a cultura e as tradições locais, promovendo a identidade cultural angolana como elemento distintivo e ponto forte para um desenvolvimento sustentável e autêntico.
Uma atenção especial é igualmente dada ao apoio e valorização das actividades artesanais e das empresas de pequena escala com dimensão local, incentivando economias circulares e garantindo o acesso aos bens essenciais da cesta básica. Esta abordagem constitui uma prioridade para a evolução do sistema angolano, com um elevado impacto socioeconómico nas comunidades mais marginalizadas.
Em Angola, onde 66% da população tem menos de 25 anos e mais de 51% é composto por mulheres, apenas 25% tiveram acesso a uma formação técnico-profissional completa ou a percursos educativos superiores. A Amizade Social responde, assim, a uma necessidade urgente das empresas, locais e internacionais, que procuram recursos preparados, competentes e imediatamente operacionais.
Olhando para o futuro, a Amizade Social inspira-se nas melhores práticas globais no domínio da formação e do desenvolvimento social, comprometendo-se continuamente em gerar impactos positivos e duradouros na sociedade angolana, contribuindo para construir um futuro de crescimento e bem-estar partilhado por todos.
Oportunidades estratégicas para investir em Angola e na região subsaariana
Amizade Social promove com determinação a procura de investidores que desejam explorar novas fronteiras económicas, empresas interessadas em deslocalizar-se e empreendedores prontos para aproveitar as promissoras oportunidades oferecidas pelo mercado angolano e por toda a região subsaariana.
Dirigimo-nos a parceiros e redes internacionais, governos estrangeiros, empreendedores visionários e ao management de indústrias com visão global, que desejam instalar-se como protagonistas num dos mercados emergentes mais dinâmicos do continente africano.
Angola é simultaneamente uma ex-colónia lusófona, com uma afinidade cultural e linguística que facilita as relações com os países latinos, e um país cujo passado recente foi marcado por estruturas económicas e políticas originadas sob regimes específicos. Hoje, apresenta um cenário ideal para investimentos sustentáveis, vantajosos e com amplas margens de desenvolvimento.
O país é beneficiário de importantes iniciativas internacionais como o Corredor do Lobito, um projecto estratégico de infra-estruturas que, graças ao forte interesse internacional, visa ligar o interior do continente africano ao porto atlântico do Lobito, aumentando significativamente o potencial logístico, comercial e económico da região.
Através de uma cuidadosa selecção de parceiros locais confiáveis e recursos humanos altamente qualificados e imediatamente operacionais, Amizade Social facilita serviços integrados completos que visam maximizar o impacto social positivo do desenvolvimento económico por meio da instalação de novas empresas. Isto permite às empresas concentrarem-se exclusivamente no seu negócio principal e na sua expansão, evitando distracções funcionais, administrativas e burocráticas.
O objectivo de Amizade Social é ser facilitator para a entrada e permanência de novas empresas no mercado angolano, oferecendo um conjunto de oportunidades económicas, financeiras, comerciais e de desenvolvimento perfeitamente alinhadas com os programas oficiais do Governo angolano, como o "Plano Nacional de Desenvolvimento (PND 2023-2027)" e o programa estratégico "Angola 2050", focados na diversificação económica, industrialização sustentável e valorização do capital humano.
Investir hoje em Angola significa posicionar-se estrategicamente numa região caracterizada por elevados potenciais de crescimento, recursos naturais ricos e diversificados e um capital humano jovem e motivado. Uma oportunidade imperdível para quem deseja tornar-se protagonista no panorama económico internacional.
SOLIDARIEDADE
escrever aqui